MENU

Educação Infantil

De acordo com a nova atualização e expansão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Metodologia Híbrida, a Educação Infantil oferece aos alunos um ambiente harmonioso, experiências e descobertas que possibilitam a ampliação de sua visão de mundo, movimento e expressão da estrutura, poesia, música, teatro e dança, estabelecendo a integração social formando hábitos e atitudes que favoreçam amizade, parceria, solidariedade e companheirismo.

3ª linha (infantil)

O Colégio Primeiro Mundo foca no desenvolvimento da oralidade e da escrita espontânea, incentivando a criança a buscar novas conexões, compreendendo saberes que desenvolvam o conhecimento global. Cuidar ao educar é a nossa prioridade. Afeto, ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, atendendo –as de forma adequada, é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo ás suas necessidades. Nossos alunos são vistos como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio, caracterizando-os como seres criativos e capazes de estabelecerem múltiplas relações, um produtor de cultura.

Verifique a fase correspondente a faixa etária de seu (sua) filho (a):

Maternal 02 anos
Infantil I 03 anos
Infantil II 04 anos
Infantil III 05 anos

Maternal

A criança está apta a ingressar no Maternal a partir dos 2 anos de idade. Neste momento a criança tem as necessidades de:

  • • Ampliar sua socialização;
  • • Desenvolver seu vocabulário;
  • • Explorar o espaço físico.

Nossa escola busca o desenvolvimento acima a partir do encorajamento para que a criança explore seu ambiente, espaço que é rico em possibilidades. Além disto, estimulamos a criança para que ela se expresse através de todas as suas linguagens - desenho, pintura, palavras, movimento, montagens, dramatizações, colagens, escultura, música, etc.


Infantil I

A criança está apta a ingressar no Infantil l completando 3 anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem necessidade de:

  • • Desenvolver a orientação espacial;
  • • Desenvolver o esquema corporal;
  • • Desenvolver a coordenação motora (dinâmica geral);
  • • Ampliar seu vocabulário.

Nesta fase orientamos as crianças para interagir com o espaço físico desenvolvendo atividades lúdicas, caminhando gradativamente do concreto para o abstrato.

Infantil II

A criança está apta a ingressar no Infantil Il completando 4 anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem necessidade de:

  • • Desenvolver a percepção;
  • • Explorar o esquema corporal;
  • • Desenvolver a coordenação motora (fina);
  • • Enriquecer seu vocabulário.

Mantendo um contato diário com a natureza, através das propostas pedagógicas, os alunos vão fazendo suas primeiras experiências significativas, construindo seu próprio aprendizado de forma prazerosa.

Infantil III

A criança está apta a ingressar no Infantil IIl completando 5 anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem necessidade de:

  • • Desenvolver percepção visual e auditiva;
  • • Estruturar desenhos (ampliar criatividade);
  • • Desenvolver habilidades motoras;
  • • Desenvolver a escrita do nome entre outras escritas.

Atendendo as necessidades desta fase e promovendo a valorização da autoestima, transmitimos confiança e segurança aos nossos alunos, propondo atividades diversificadas na área externa através de vivências que ampliem a interação com o grupo.

A partir desta proposta pedagógica, nossos alunos ampliam seus conhecimentos tornando-se aptos para a alfabetização.

Fundamental I

Conciliado à nova atualização e expansão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e à Metodologia Híbrida, nossas aulas se engajam em projetos criativos e socialmente relevantes, levando a integração das tecnologias digitais, feita de modo criativo e crítico, desenvolvendo a autonomia e a reflexão dos alunos.

O Colégio Primeiro Mundo prioriza o indivíduo, colocando a tecnologia como aliada da educação, destacando a importância do seu uso para modernizar práticas de ensino e aprendizagem. Enaltece o estudante à posição de protagonista no processo de aprendizagem, compartilha experiências e construção de conhecimento por meio das interações em grupo, personaliza o ensino selecionando recursos que aproximem os estudantes da sua melhor maneira de aprender, valoriza e prioriza a aplicabilidade do conhecimento à vida cotidiana, dialogando com a realidade dos estudantes e destacando o conceito da educação integral, em que todo aprendizado deve ser significativo.



Atenção ao Desenvolvimento

  • • Avaliação formativa e processual;
  • • Contato regular com os pais, sempre que necessário;
  • • Avaliação sob a ótica da família (tripé: família/aluno/escola);
  • • Atendimento personalizado aos pais, pela coordenação, para possíveis orientações;
  • • Atendimento personalizado aos alunos, conscientizando-os quanto à responsabilidade;
  • • Relatórios individuais dos alunos.

Quadro Curricular

Base comum nacional

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Ciências
  • Educação Física
  • Arte
  • Filosofia

Extra Curriculares

  • Língua Inglesa
  • Música
  • Judô
  • Informática (do 1º ao 4º ano)
  • Língua Espanhola (a partir do 5º ano)
  • Empreendedorismo (a partir do 5º ano)

Horário:

Manhã: das 7h30min às 12h.
Tarde: das 13h às 17h30min.

Fundamental II

Conforme as exigências do MEC e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), utilizamos recursos tecnológicos e tradicionais para estimular todas inteligências múltiplas (autor Gardner) de nossos alunos, a fim de que tenham aprendizado teórico e prático. Nos Conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte, Matemática e Ciências, através de metodologia inovadora: Ensino Híbrido, contando com + de 1.000 horas de ensino e material didático do Universitário/SAE Digitalm, além de reforço escolar e cursos extras.

Utilizando como metodologia o Ensino Híbrido, que oferece aulas interativas e integradas à Base Curricular e a recursos tecnológicos, nossos alunos do 6º ao 9º ano obtém 1.040 horas de ensino, compreendendo:

Linguagem Matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

Língua Espanhola

Arte

Música

Matemática

Biologia

Ciências

Física/Química (9ºs anos)

Geografia

História

Filosofia

Educação Física

Ensino Médio

Baseados no ENEM e Vestibulares das melhores universidades do Brasil, os alunos contam com aulas dinâmicas e focadas, com material didático de ponta, preparando-os e treinando-os para o ingresso ao universo acadêmico.

São 1.500 horas de ensino de alta qualidade, contando ainda com aulas de pré-vestibular e projetos nas macro-áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências naturais, auxiliando-os na hora da escolha de sua profissão (além dos Plantões de dúvidas).

Mantendo a inovação em nossa metodologia de ensino, as aulas do Ensino Médio são voltadas a vestibulares e aos Enem, contando com 1.400 horas de ensino de qualidade:

Linguagem Matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas

Português

Literatura

Redação

Inglês

Arte

Matemática

Biologia

Física

Química

História

Geografia

Educação Física

‎‏­

Para auxiliar nossos jovens na escolha tão importante de sua profissão, oferecemos projetos voltados à prática de profissões:

‎ 

 1º Semestre

VIVENCIANDO 1 

6ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Ciências Humanas e da Natureza, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre primeiros socorros, queimaduras, convulsão, sistema osteo articular e índice de massa corporal.

Vivência programada: Visita ao Hospital Regional.

VIVENCIANDO 2

5ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Matemática e suas Tecnologias, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre figuras geométricas, espaciais, planas, área e volume, arquitetura sustentável.

Vivências programadas: Visita à ETEC e Escritório de Arquitetura.

VIVENCIANDO 3

4ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre atuação, interpretação, performance cênica e circense, gestão de projetos, musicalização, imagens e figuras.

Vivências programadas: Visita a estúdio de foto/ filmagem, teatro e Usinarte.

2º Semestre

VIVENCIANDO 4

3ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Ciências Humanas e da Natureza, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre história do futebol, violência nos estádios, preparação física, pressão, equilíbrio emocional, foco e superação de dificuldades, anabolizantes, nutrição esportiva e peneiras.

Vivência programada: Visita ao São Bento Futebol Clube.

VIVENCIANDO 5

2ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Ciências Humanas, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre o Direito em geral, relação entre a sociedade, ética, cidadania, informação e o Direito.

Vivência programada: Visita ao Fórum de Sorocaba e a Jornal local.

VIVENCIANDO 6

3ªs feiras, das 14h50 às 16h30

Carreiras projetadas dentro da área de Ciências da Natureza, trabalharão as funções relacionadas às respectivas profissões, conceitos sobre o Processo Evolutivo, Reprodução, Doenças.

Vivências programadas: Dissecação de aves, Palestra Zoonoses, Zoológico.

­ 

No ingresso às melhores universidades, aulas de Português/Inglês/Geografia/História/Química/Biologia/Matemática/ Física são oferecidas no contraturno, estilo cursinho preparatório, visando desenvolver as competências e habilidades como: 

  • • Domínio de linguagens;
  • • Compreensão de fenômenos naturais;
  • • Enfrentamento de situações problema;
  • • Argumentação;
  • • e Elaboração de propostas.

Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Após o 3º ano de implantação do Ensino Híbrido, metodologia inovadora que mescla o ensino tradicional com recursos tecnológicos em benefício da aprendizagem, o Colégio Primeiro Mundo elevou a performance dos nossos alunos, aproveitando todo potencial intelectual.

Tal inovação permite que nossos professores passem a perceber a forma que cada aluno prefere aprender, suas potencialidades e dificuldades, oferecendo ensino direcionado a ele. O aprender pesquisando teorias, o apresentar das descobertas, e vivenciar experiências práticas desenvolve nossos alunos em competências como busca de soluções, pró atividade autonomia e responsabilidade , habilidades essenciais para sua vida adulta, em sociedade e no mundo.


INCLUSÃO

Aos alunos que necessitam de formas diferentes de aprender, oferecemos atenção exclusiva e recursos individuais adaptados, acreditando que todos aprendem a seu tempo, no seu ritmo.

EAD

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.